segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Blog do Kleuber


Meu amigo e parceiro Kleuber Garcez inaugura hoje o blog dele (Casa da Palavra)"pra expor os móveis da sua casa, o que esta dentro da sua cabeça."

Kleuber é um cara importante na minha trajetória- daquele tipo de amigo que marca nossa vida e nos ensina muito. Nos conhecemos no Festival do Sesi em 2006:




Na ocasião da primeira fase eliminatória, após eu tocar a minha interpretação do inferno (meu "todo dia") ele chegou em mim e disse: "cara, o pessoal que está ali comigo disse que você lembra Raul, mas acho que tem um pouco de Luiz Tatit aí... você curte Luiz Tatit, né?". E eu respondi: "Luiz o quê? não conheço...".
Na segunda fase ele levou pra mim uma cópia do cd "Felicidade", que chapou minha mente. Fiquei fã da matemática musical do Tatit, suas rimas, suas harmonias, seu jeitim de cantar, suas temáticas. Enfim... apaixonei pelo som. Era como se a música "Felicidade" falasse por mim. A música é triste, mas a letra fala que ele está feliz mesmo sem motivo... e, assim, causa um efeito de ironia muito bem sacado.
Eu também me via na canção "O Menino" e em várias outras.
Depois da felicidade do contato com o disco "Felicidade", comecei a vasculhar a carreira do Luiz Tatit (O Meio, Ouvidos Uni-vos e Rodopio) e do Grupo Rumo, que me fascina em cada detalhe.
Já até postei aqui a letra da bela canção "Sonhei".
E, ressalto, a genialidade da composição "O Meio", que é uma das favoritas do Kleuber.

Após aquele momento (do festival sesi), iniciou-se uma amizade muito massa. Ele me aplicou em altos sons e trocamos muitas idéias sobre muitos temas. E, depois de tanto adiar, conseguimos iniciar uma parceria musical no ano passado, que espero que renda ainda mais frutos.

Agora, leio, com "felicidade" (no fim de um dia cansativo), esse post inicial do blog dele que faz vários comentários positivos à minha pessoa e tece uma reflexão interessante, a partir de uma perspectiva pessoal, sobre a música em Goiânia. Destaco alguns pontos aqui (e recomendo que se leia o post por inteiro):

(abre aspas):

"Acabo de criar esse blog pra expor os móveis da minha casa, o que esta dentro da minha cabeça.
É que meu amigo e parceiro Diego de Morais postou um de nossos encontros la em casa e eu fiquei muito feliz de ler "diegodemoraes.blogspot.com"
Como ele é de uma outra geração, fiquei pensando, a minha foi de um hiato!

(...)
Fico feliz de ver o Diego de Morais absorver tantas informações e vê que essa besteira hoje não existe mais, já que naquela época ele seria queimado na fogueira da inquizição dos roqueiros ortodoxos, ou da MPB provinciana.

Sinal de um novo tempo, afinal eu, como ele; sou influenciado por tudo que ouço, vejo, leio e sinto. Além das vivências pessoais que fatalmente entram na canção; a gente se deixa levar por todos os caminhos.
(...)
A música tem que ser livre como é livre nossos ouvidos."


(fecha aspas)
Kleuber Garcez

Espero que http://kleubergarcez.blogspot.com/ seja mais um espaço fecundo de diálogo.

É como diz o Gabiras (percussionista do Sindicatêra): "O que fascina na arte é esse poder de unir pessoas de mundos diferentes". (não foi bem com essas palavras, mas é nesse sentido aê...)


Abraços, Kleuber!


Um comentário:

Damisela Mariah disse...

quando te ouvi a primeira vez tbm me lembrei de Luiz Tatit, mas pensei, e senti q sua doce acidez é peculiar.


D.M