domingo, 23 de março de 2008

No Tribuna do Planalto

http://www.tribunadoplanalto.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=5199


Sexta-feira, 21 de Março de 2008

Cultura
Espaço para a música universitária


João Camargo Neto

A idéia de fazer um festival que desse espaço à música sem espaço na mídia e no mercado nasceu nos estúdios da Rádio Universitária, fundação pertencente à Universidade Federal de Goiás (UFG). Na verdade, mais uma idéia e mais uma mostra em Goiânia, chamada por aí de Seattle brasileira. A referência é à maior cidade do Estado norte-americano de Washington, conhecida como capital mundial do rock. O diferencial deste evento, porém, está na academia e na inserção de outros estilos da Música Popular Brasileira (MPB).

Partiu dos estagiários do maior laboratório do curso de Jornalismo da UFG a iniciativa de organizar não somente os shows como também debates relacionados à cultura e à cena roqueira e popular da capital goiana. O auditório da Rádio Universitária abrigará durante três dias, de 26 a 28 de março, os interessados em discutir jornalismo e cultura, em especial a música. Para encerrar, no sábado à noite, 29, 13 bandas, entre roqueiros, sambistas e cantores populares, apresentam-se no Martim Cererê numa espécie de show de congraçamento do Festival Matéria-Prima.

Os temas dos debates – "Jornalismo Cultural", "Mercado Independente" e "Música na Universidade" – foram escolhidos de acordo com as deficiências que os organizadores detectaram acerca do assunto em Goiânia. Jornalistas, gestores, músicos, produtores culturais e historiadores participarão da parte, por assim dizer, teórica do festival.

Idealização
Tudo começou com o quadro "Versão Demo", dentro do programa Matéria-Prima, que vai ao ar todos os sábados, das 13 às 16 horas, na Rádio Universitária 870 AM. A cada edição, os apresentadores recebem uma banda alternativa no estúdio para falar sobre o trabalho musical e, claro, mostrar a produção da banda.

O bloco "Versão Demo" repercutiu tanto por causa dos ouvintes quanto dos participantes que os músicos levam para acompanhar a entrevista e a apresentação de dentro do estúdio. A acadêmica do quinto período de Jornalismo Marcela Guimarães Santos – uma das organizadoras do evento, que conta com uma equipe de 20 pessoas – lembra que a edição que mais teve repercussão foi a que veiculou entrevista com o músico goiano Diego de Moraes e sua banda, O Sindicato.

Ele foi o vencedor, em 2006, do concurso TacabocanoCD, promovido pela Fósforo Records e que lhe rendeu a gravação de um EP. O certamente premia os melhores músicos durante a participação no Goiânia Noise, tradicional festival da cena roqueira goianiense que neste ano completa 14 anos. Desde então, ele atingiu a mídia brasileira, com aparições em veículos de comunicação especializada de todo o País.

De início, o grupo que hoje toma frente da primeira edição do Matéria-Prima pensou em realizar algo menor. Quem sabe no auditório da própria emissora. Eles ganharam adeptos e o Festival já nasceu com porte de evento grande. "A universidade tem muitos artistas, talentos, gente interessada, e não há espaço", diz Marcela.

Uma vez apresentado e aprovado pelo diretor da rádio, Roberto Nunes, e pela professora que supervisiona o estágio radiofônico, Riva Kran, o projeto foi submetido à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG. Por sua vez, a instituição apreciou o planejamento e concedeu apoio aos idealizadores.

O principal critério de escolha das 13 atrações foi ter ao menos um integrante que estudasse na UFG. "O objetivo é dar mais espaço para a música feita pelos universitários para que a comunidade no geral conheça", destaca Marcela. Além do Matéria- Prima, os músicos serão entrevistados, até a realização do festival, no quadro "Microfonia", do Panorama, programa cultural veiculado de segunda a sexta-feira, das 17 às 18 horas.

Independente do evento, qualquer músico que quiser ter seu trabalhado avaliado para veiculação na programação da emissora pode encaminhar material gravado à produção ou direção da rádio. Se encaixar no perfil da programação, é convidado a apresentar-se em um dos dois programas universitários. "A gente espera mais integração com os músicos, que a gente possa abrir ainda mais espaço. A rádio sempre está aberta para todo mundo, mas os artistas ainda não conhecem a abertura que está posta para eles", diz Marcela.

Todo o material de divulgação tem apoio institucional da Proec. A UFG bancou, por meio da Faculdade de Artes Visuais (FAV), a elaboração da parte gráfica, feita pelos alunos de design gráfico. A editora da instituição de ensino rodou os folderes, cartazes e panfletos.

Serviço

* Evento: Festival Matéria-Prima
* Data:De 26 a 29 de março

Local
* Debates: Auditório da Rádio Universitária
* Shows: Martim Cererê, dia 29
* Para inscrição nas palestras, é necessário enviar e-mail para o endereço debates.festivalmateriaprima@gmail.com e informar nome completo, registro geral, instituição de ensino e telefone para contato. Não é cobrada nenhuma taxa

Programação

Ciclo de debates

Dia 26, quarta-feira*
* Jornalismo Cultural, com os jornalistas Adriana Rodrigues, Edson Wander, Pablo Kossa, Higor Coutinho e o acadêmico Edson Camargo Júnior

Dia 27, quinta-feira
* Mercado Independente, com o consultor do Sebrae Marco Antônio de Mello e Cunha, o músico Luiz Chaffin e os produtores culturais Fabrício Nobre e Lucas Faria

Dia 28, sexta-feira
* Música na Universidade, com o historiador Sebastião Rios e os músicos Gyovana Carneiro, Jarbas Cavendish e Arnaldo Freire

* Os eventos terão início às 14 horas

Nenhum comentário: