sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

PALHAÇO-MENINO NA FOLIA DE REIS !




PALHAÇO-MENINO NA FOLIA DE REIS !
Domingão quero demais ir nesse Encontro de Folias de Reis:
http://culturagoiania.com.br/goiania-recebe-13o-encontro-de-folias-de-reis/

Folia de Reis é uma manifestação cultural que me lembra demais do meu avô Antônio Evaristo, que sempre recebia os foliões em casa (né tia Margarida Rodrigues de Moraes?)
Mexe com minhas memórias mais profundas de criança.
Eu me encantava tanto com aquela festança lúdica, que mistura o sagrado e o profano. Me fascinava tanto que aos 6 anos, mais ou menos, até pedi pra Catarina (que cuidava de mim) me fazer uma máscara de palhaço de cartolina, pois eu queria acompanhar a Folia de Reis. Pena que não tem foto disso, mas aí que está a raíz do meu clown...
(viu Thiago Moura?)! <:o br="">Me lembro que os palhaços da Folia, além da máscara e das roupas coloridas, tinham um cabo de vassoura com umas tampinhas de garrafas amassadas pregadas que quando batiam no chão fazia barulho.
Tinha rolado uma briga no bar que meus pais tinham e um bêbadaço lá quebrou um taco de sinuca. Daí eu peguei o pedaço que sobrou do taco e pedi pro meu tio Leonardo
(que na época morava com a gente e era como se fosse meu irmão mais velho pra mim - tia Fabiana pergunta se ele lembra desse fato... rsrs  ) fazer um mini-cabo com as tampinhas pregadas e tal. Eu me sentia um mini-palhaço de Folia de Reis!
Mal sabia eu que anos depois ficaria brother do Domá da Conceição ( http://doma-da-conceicao.tnb.art.br/ ), esse grande violeiro que também faz um palhaço de folia Anjo Alecrim... Cresci e hoje sou esse palhaço que tá aí pra animar a folia da vida! :) 

Nenhum comentário: