segunda-feira, 2 de março de 2009

Clube da Leitura do Leo do Peixe


No último dia 25/02 Tom Zé postou no blog dele um texto com o título: "REDE DE LIVROS, PIRAPORA, LÉO DO PEIXE", que informa:

"na cidade de Pirapora, Minas Gerais, um feirante, Leonardo Diniz Filho, conhecido por todos como Léo do Peixe, mantém um círculo de leitura, que se põe em atividade assim que Léo termina o serviço na banca de peixe. Ele está precisando de alguns milhares de livros para que a circulação da biblioteca beneficie maior número de pessoas. Num país em que a leitura tem de ser cultivada como se fosse um criatório de peixes, de bichos, de plantas, com cuidados que tais, quem puder colaborar com Léo do Peixe e lhe mandar livros estará fazendo muito."


Tom Zé escreve que ficou encantado com a história de Léo, que poderia estar fazendo qualquer coisa com seu tempo mas escolheu o coletivo, escolheu a todos nós.

O endereço é Leonardo Diniz Filho (Léo do Peixe), Avenida Benjamin Constant, 1135, Pirapora, MG cep 392270-000.


Daí no dia 27/02/2009 o sr. Leo do Peixe responde nos comentários:


[leo do peixe] [clubedaleituraleodopeixe@hotmail.com]
Amigo Tom Zé, que felicidade nós do sertão das gerais, nestas barrancas do velho chico sentimos ao recebermos seus livros com a revista globo rural e uma matéria maravilhosa, incentivando as pessoas a entrarem neste projeto louco de formar leitores. Você proporcionou a este pescador uma das maiores alegrias, como se não bastasse ainda lança esta campanha doida com essa pessoas lindas da rede, acho que talvéz agora eu possa atingir os vinte e cinco pontos de leitura que prescisamos em nossa Pirapora. Em três anos de projeto, já temos 1500 leitores cadastrados e doze pontos de leitura espalhados pela cidade, só na feira são 1000 leitores, domingo de carnaval foram 40 leitores, que poderiam estar em vários outros locais, mas optaram por estar conosco. Amigo Tom Zé, obrigado por este apoio que é extremamente importante para todos nós, que o pai possa lhe retribuir. Outros Tom Zés existissem com certeza teriamos um país melhor. Abraço, leo do peixe.




Se outros Léos do Peixe existissem com certeza teríamos um país melhor...

Um comentário:

Don Severo disse...

Venho dar meus parabéns ao Léo do Peixe e dos livros, da cultura, da verdade, da douçura, das praias do Velho Chico!!! Estive em seus espaços e faço, como um ser do mundo, que ao mundo se presta... a meu ver, para a construção da vida!

Severino Honorato - Rio de Janeiro/RJ.