terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Matéria no Jornal Diário de Cuiabá (Edição nº 12305 30/12/2008)

Olá, pessoal!

Comi um pão com mussarela e presunto. Depois do cafesão tive uma boa notícia:

Hoje saiu uma matéria bem legal num Jornal daqui de Cuiabá (o Diário). Uma honra pra mim essa matéria!
Um abraço pro Ney Arruda (que conheci ao pesquisar na net sobre o novo disco ao vivo do Arrigo Barnabé), pro Lorenzo (o editor que me ligou e me tratou tão bem- ele disse que conheceu meu som ao escutá-lo no carro de uma amiga! Que legal saber que isso está "circulando por aí", "dando umas voltas") e pro Claudio (esse jornalista que, ao contrário de outros, tenta captar os detalhes)! Um "Parabéns pelo trabalho" pra esse pessoal aí!

Só uma pequena correçãozinha: o incentivo cultural para a gravação do cd com o Sindicato ("parte de nós") é da prefeitura de Goiânia...


Colo a reportagem aqui embaixo:

(Escuto o "Something Else With the Kinks", disco dos Kinks de 67. Depois escrevo sobre, pois tenho que sair aqui)

Falô!
:>)


################################################################################


http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=336009


Pra lá de promissor

Com 23 anos, Diego de Moraes (e o Sindicato), meio cuiabano, meio goiano, se destaca no cenário da música independente e passa férias em Cuiabá

Por:
Claudio Oliveira
Da Reportagem


Um novo talento. Uma cabeça ativa, com música e letras irreverentes e uma pegada especial, tropical, experimental. Diego de Moraes, um cuiabano de Senador Canedo/GO, está na sua terrinha natal pra passar o fim de ano com parentes e deu uma canja no MISC devidamente registrada no blog http://www.hellcity.blogger.com.br/ e nas fotos da Lígia Torres. Ele também estará hoje na rádio Fora do Eixo, entre 20 e 22 horas, fazendo um pocket show ao vivo.

Há uma semana mais ou menos o Diego entrou em contato com o nosso resenhista musical Ney Alves de Arruda comentando um texto do mesmo sobre Arrigo Barnabé. Ney, bom farejador, passeou pelo MySpace do Diego e sugeriu a pauta. O DC Ilustrado se esbaldou na sua página do Trama Virtual e no seu blog, inclusive baixando por sua sugestão uma versão da música O Mundo (Karnak) com uma equipe estelar incrível.

Bom, Diego é, por si só, um cara diferente. Aos 23 anos ele coleciona prêmios de música pelo Brasil afora e como ele disse: “Música era o futebol de final de semana. Agora...” está melhorando. O rapaz ganhou um incentivo do governo do Estado de Goiás e está gravando no ano que vem o seu primeiro CD, já que demos e EPs já circularam de maneira independente.

Diego é formado em história e está fazendo o mestrado na UFG. Sim, com 23 anos o cara é mestrando, inclusive, já tendo cursado algumas disciplinas como aluno especial. Seu projeto contempla o marginal Álvaro Vieira Pinto, professor de Paulo Freire e esquecido pela academia, mas isso é outro assunto.

Voltemos ao nosso, cada vez menos marginal, Diego de Moraes. O músico e compositor escreve desde muito novo, não que tenha deixado de sê-lo, mas começou a mostrar para os amigos e ser incentivado por estes a cantar recentemente. Diego tocava bateria e tendia para o punk rock. Ele separou sua história com a música em antes e depois da música “Todo Dia”, que está lá na Trama Virtual, e que ficou em terceiro lugar no concurso nacional do SESI Violeiros e MPB. “É engraçado que a música é meio rock e foi feita para irritar. Eu subi para cantar com a minha irmã de onze anos fazendo gaita e bateria”, disse Diego.

Outro ponto alto na carreira foi o concurso TacabocanoCD promovido pela Fósforo Records em dezembro de 2006 (mesmo ano do SESI) quando ganhou a gravação de um EP, lançado pelo selo Fósforo Records com o título Reticências em maio de 2007.

"Diego de Moraes se destacou na cena do rock independente goiano este ano, mas sua trajetória remete a 2001, quando começou tocando bateria em bandas de rock. Logo passou a artista solo, iniciou suas composições e assumiu voz e violão. No Festival Bananada de 2007 voltou a se apresentar com banda, show que lhe rendeu destaque na revista Rolling Stone Brasil. A imprensa especializada reconhece em Diego influências de Mutantes e Tom Zé. O público o identifica com Raul Seixas. O músico cita outras fontes de inspiração, como Walter Franco, The Who e Bob Dylan”, disse Carlos Brandão, no site da Trama. E não foi só a Trama, mas a TV Cultura, a Rolling Stones e outros críticos e veículos que perceberam a irreverência e a atitude deste jovem compositor que sem dúvida irá nos brindar com muitas outras pérolas.

Quando pergunto sobre a influência de Tom Zé, Diego confessa que já tinha ouvido falar dele, mas quando começaram a compará-lo com ele não sabia exatamente de quem estavam falando. Aliás, isto aconteceu com outras citações numa tentativa de enquadrá-lo em alguma categoria. “Não conhecia e fui conhecer e hoje quando falam isso fico muito constrangido até porque ele é um gênio”, fala modestamente Moraes.

A sua banda Diego de Moraes e O Sindicato é composta por Aderson Maia (baixo e sintetizador), Eduardo Kolody (guitarras e sintetizador), Gabriel Cruz (percussão), Chelo (percussão), Rogério Pafa (bateria) e o próprio Diego de Moraes com voz, violão, gargarejo, brinquedos, escova de dentes, extintor de incêndio, meia lua e bateria. Diego ainda sugeriu que citássemos a banda “Orquestra Abstrata” composta por elementos do Sindicato, são eles: Aderson, Eduardo e Pafa. Segundo Moraes, junto com a Pata de Elefante e o Macaco Bong, formam a tríade da música instrumental de peso brasileira. Está dado o recado. Caso pretende conhecer mais um pouco desta figura é só copiar e colar o endereço dos links abaixo. A sugestão é para você visitar a página do Diário de Cuiabá e lá control-C e control-V, né!?



LINKS

http://www.myspace.com/diegodemoraes

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=21327000

http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?idp=791778

http://diegodemoraes.blogspot.com/

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=21327000&refresh=1



Vídeos em:

http://www.youtube.com/watch?v=xRgGeV1fMtA

http://www.youtube.com/watch?v=HX6LKM0RQDc&mode=related&search

Nenhum comentário: