“Nunca tive volúpia da grande obra”. (Caymmi)
Vejo Caymmi enquanto o compositor que criou o eterno com paciência, calma e tranqüilidade, sem dar atenção às pressões externas, à esse nosso mundo afobado.
O artista verdadeiro está sempre mais preocupado com a eternidade do que com a parada de sucesso (não fica parado pensando só na parada...),
com alma e calma cria sua obra,
embora sua arte também seja fruto de seu instante.
"Samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Quem não gosta de samba bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com o samba no samba me criei
e do danado do samba nunca me separei"
(Dorival Caymmi)
#####################################################
http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?News=200808188672784
Brasil: Dorival Caymmi enterrado no mesmo mausoléu de Carmen Miranda
2008-08-18 02:10:12
Rio de Janeiro, 18 Ago (Lusa) - O corpo do compositor e cantor brasileiro Dorival Caymmi, falecido no sábado, foi enterrado no domingo, no Rio de Janeiro, no mesmo mausoléu que acolhe a luso-brasileira Carmen Miranda, sob prolongados aplausos.
Na última despedida daquele que é considerado o patriarca da actual Música Popular Brasileira estiveram músicos como Gilberto Gil, João Bosco, Ronaldo Bastos, Jards Macalé, Marcos Valle, Jorge Mautner e Fagner.
Caymmi ficará no mesmo mausoléu de Carmen Miranda, que em parte foi a responsável pelo lançamento do compositor, ao interpretar a canção "O que é que a baiana tem?".
Além das 200 pessoas presentes no cemitério, outras 700 deslocaram-se ao velório, que decorreu no Conselho Municipal do Rio de Janeiro e dezenas aplaudiram o cortejo fúnebre que percorreu a cidade.
###################
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u434889.shtml
TV Cultura faz homenagem a Dorival Caymmi nesta quarta
Publicidade
(Folha Online)
O cantor Dorival Caymmi, morto no último sábado (16), aos 94 anos, no Rio, ganhará homenagem na TV Cultura nesta quarta-feira (20), a partir das 22h10.
A emissora paulista vai reprisar o programa "MPB Especial com Dorival Caymmi", gravado originalmente em 1972. Na atração, Caymmi comenta sobre o Rio, que para ele foi a "descoberta total da vida". Ele foi morar na cidade aos 23 anos.
Durante a conversa, ele revela que levou na bagagem as composições "O Que é Que a Baiana tem?, "O Mar" e "A Preta do Acarajé".
O cantor também falou sobre o balé "História dos Pescadores", feito à base de canto e percussão, que incluiu músicas como "Canção da Noiva" e "Canção da Partida", e que se tornaram bastante conhecidas. Conta ainda sobre a esposa Stella Maris, que conheceu quando ela era cantora de rádio.
Como não poderia faltar, Caymmi vai cantar músicas que fazem parte da história da música popular brasileira, como "Marina", "Só Louco", "O Samba da Minha Terra", "Você Já Foi à Bahia?" e "Vatapá".
Nenhum comentário:
Postar um comentário