quinta-feira, 3 de julho de 2008

LANÇAMENTO DO PDD (PONTO DE DIFUSÃO DIGITAL)

CONVITE

LANÇAMENTO DO
PONTO DE DIFUSÃO DIGITAL (PDD)
CENTRO CULTURAL CARA VIDEO

PREMIADOS DA
VI MOSTRA ABD CINE GOIÁS
X FICA




A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas - Seção Goiás (ABD-GO) convida toda a comunidade e, principalmente, a classe audiovisual goiana a participar do lançamento do Ponto de Difusão Digital.

O PDD é um projeto aprovado junto à Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC) e afirma sua importância na regularidade de exibição de filmes, em caráter de congregação cineclubista, seguido de debate. Após aprovado o projeto, a proponente ABD-GO recebeu do MinC todo o equipamento necessário à projeção digital de filmes. O objetivo do PDD é realizar exibições semanais de filmes nacionais e/ou estrangeiros com debates e palestras.

O evento de lançamento será nesta sexta-feira, dia 04 de julho de 2008, no Centro Cultural da CARA Vídeo (Rua 83, nº 361, Setor Sul - Goiânia-GO), com uma mostra de filmes goianos premiados na VI Mostra ABD Cine Goiás do X FICA. Esta primeira série de exibições contará com a presença de Paulo Alcoforado, diretor da SAV/MinC, no domingo. Além do representante do MinC, todas as exibições serão seguidas de debates com a presença dos diretores dos filmes e especialistas nos temas abordados e em cinema.

Os debates têm o objetivo de estimular a discussão teórica e técnica acerca da atividade cinematográfica e de congregar os realizadores e cineclubistas de Goiânia e região metropolitana.

Após todos os dias de exibição, o restaurante Arroz Integral (Rua 93, nº326 - Setor Sul), localizado atrás do Centro Cultural, receberá o público com um cardápio especial e com descontos para a ocasião.


A mostra exibirá seis filmes, sendo três curtas, dois médias e um longa-metragem.






PROGRAMAÇÃO


SEXTA-FEIRA DIA 04 DE JULHO - 19h

- Subpapéis / Doc. 18 min. Direção: Luiz Eduardo Jorge

- Mocó Jack / Ani. 13 min. Direção: Luiz Botosso e Thiago Veiga


- O pesadelo é azul / Doc. 30 min. Direção: Ângelo Lima

DEBATEDORES: Lisbeth Oliveira, Antônio Faleiros e Odesson Alves Ferreira.
MEDIAÇÃO: Leandro Cunha (ABD-GO)



SÁBADO - DIA 05 DE JULHO - 19h

- Guerrilha do Araguaia - as faces ocultas da história / Doc. 96 min. Direção: Eduardo Castro.

DEBATEDORES: João Novaes, Carlos Cipriano, João Alberto da Costa Pinto, Romualdo Pessoa
MEDIAÇÃO: Luiz Felipe Mundim (ABD-GO)


DOMINGO - DIA 06 DE JULHO - 19h

- Ecléticos Corações / Fic. 22 min - Direção: Simone Caetano

- A bicicleta e o escuro / Doc. 63 min - Direção: Cláudia Nunes e Leo Pereira.

DEBATEDORES: Paulo Alcoforado, Carlos Cipriano e Ceiça Ferreira
MEDIAÇÃO: Douglas Pinheiro (ABD-GO)





REALIZAÇÃO
Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas - Seção Goiás

PARCERIA
Secretaria do Audiovisual / Ministério da Cultura / Governo Federal
Centro Cultural CARA Vídeo

APOIO
Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia
Sebrae-GO

COLABORADOR
Arroz Integral




OS FILMES

SUBPAPÉIS, de Luiz Eduardo Jorge (Doc. / 18' / 2007).
Sinopse: Subpapéis é um mergulho nas profundezas da reciclagem do lixo urbano, através do trabalho desumano, que resgata o meio ambiente dando vida ao mundo do consumo.

MOCÓ JACK, de Luiz Botosso e Thiago Veiga (Anim. / 13' / 2007)
Sinopse: Animação que narra as aventuras do jacaré, Jack, que usa de muita criatividade para se salvar das investidas de contrabandista de animais. Nascido diferente de seus irmãos, Jack, possui caráter exótico o que o transforma em um grande prêmio para o caçador. Jack sabe se esconder e mimetizar o que o ajuda a salvar seus amigos.

O PESADELO É AZUL, de Ângelo Lima (Doc. / 30' / 2008)
Sinopse: No ano de 1987 aconteceu em Goiânia uns dos maiores acidentes radioativos do mundo. De lá para cá um descaso geral com os envolvidos com este acidente. Depois de vinte anos como estão as vítimas do césio 137? O que elas pensam? Como será daqui por diante? O Pesadelo continua.

GUERRILHA DO ARAGUAIA — AS FACES OCULTAS DA HISTÓRIA, de Eduardo Castro (Doc. / 96' / 2007)
Sinopse: A maior operação militar Brasileira após a segunda guerra mundial, onde 70 guerrilheiros enfrentam 10 mil militares, num episódio marcante na história Brasileira, uma tentativa de trazer a luz esta história oculta e misteriosa, de um período negro no Brasil. Uma história que o Brasil prefere esconder.

ECLÉTICOS CORAÇÕES, de Simone Caetano (Fic. / 22' / 2007)
Sinopse: Ecléticos Corações é uma referência à inexorabilidade do tempo e suas transformações. Um reencontro marcado por seis amigos há 23 anos.

A BICICLETA E O ESCURO, de Cláudia Nunes (Doc. / 63' / 2007)
Sinopse: Documentário sobre a trajetória de dois artistas populares de Goiânia, e o isolamento vivido por eles em função de sua atuação cultural, questionadora dos valores sociais da época e que já antevia os principais problemas atuais como a preservação do meio-ambiente e a paz.


OS DEBATEDORES

Antônio Faleiros é médico e atua na política goiana desde a década de 1960. Foi secretário de Saúde no governo de Henrique Santillo, período em que ocorreu o acidente do Césio 137 em Goiânia. Hoje continua atuando na política como primeiro suplente da senadora Lúcia Vânia.

Lisbeth Oliveira é mestre em Ciência da Comunicação (Fotografia Documental) pela Universidade de Viena, Áustria, e professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás. Possui várias publicações, dentre elas dois livros e diversos artigos em jornais e revistas noticiosos e científicos, nas áreas de Comunicação e Meio Ambiente.

Odesson Alves Ferreira é presidente da Associação das Vítimas do Césio-137 e presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás.

João Alberto da Costa Pinto (meu orientador) é Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e professor do Departamento de História da Universidade Federal de Goiás. Possui extenso estudo sobre historiografia brasileira e várias publicações sobre história contemporânea e história do marxismo em jornais e revistas noticiosos e científicos.

Romualdo Pessoa Campos Filho é mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde também é professor titular. Publicou, em 1997, o livro "Guerrilha do Araguaia - A esquerda em armas" pela Editora UFG e possui várias publicações sobre o tema da Guerrilha do Araguaia e sobre Geopolítica em jornais e revistas científicas.

João Novaes é filósofo pós-graduado em cinema . É também Produtor Executivo do Doctv Goyaz, programa regional de cinema e documentários veiculado pela TV Brasil Central (canal 13), além de documentarista e cineasta. Assina a coluna CineZine da ElectraMag.



Carlos Cipriano, goianiense, é produtor e diretor de curtas-metragens. Trabalha com audiovisual desde 1996, quando foi estagiário do estúdio do CEFET-GO. Formado em Rádio e TV pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (2001) e especialista em Cinema pela Faculdade Cambury (2003). Nos últimos anos lecionou no SENAC, UCG e UVA. Atualmente é professor de vídeo, coordenador do curso superior tecnológico de Fotografia e Imagem e coordenador da pós-graduação em Cinema da Faculdade Cambury.

Ceiça Ferreira é jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (2005), onde atualmente cursa o mestrado. Possui publicações em jornais e revistas noticiosos sobre cultura negra e diversos cursos em Cinema Documentário.


Paulo Alcoforado é diretor da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Antes de exercer a atual função pelo MinC, coordenou o projeto DocTV Brasil e DocTV Ibero América. Como realizador do audiovisual, dirigiu vários documentários, dentre eles: "O Cajueiro Botador" (1999), "O Morador do Castelo" (1999) e "Você Já Foi à Bahia, Nega?" (2004).


SERVIÇO:

LANÇAMENTO DO PDD (PONTO DE DIFUSÃO DIGITAL)

Datas: 04 a 06 de julho de 2008
Horário: 19h
Local: CENTRO CULTURAL CARA VIDEO - Rua 83, 361, Setor Sul - Goiânia-GO


CONTATO E FOTOS PARA IMPRENSA:

Carolina Paraguassú (Secretária-Geral ABD-GO) - carolparaguassu@gmail.com / 8119-6369

Luiz Felipe Mundim (Coordenador do PDD) - luizmundim@gmail.com / 8453-2568

Nenhum comentário: