quarta-feira, 18 de junho de 2008

Filhos de maria e os irmãos de jesus no Segunda Aberta (Cine Ouro) 23/06 (segunda-feira)


(arte do Chelo)


Projeto Segunda Aberta – Release




O projeto Segunda Aberta foi criado no início dos anos 80 e aconteceu em bares da cidade como Cavalhadas (do cartunista Jorge Braga) e Flor da Pele (do músico Gilberto Correia). Vários artistas começaram suas carreiras ou se revelaram no projeto. Depois, em 1989, o Segunda Aberta foi encampado pela Secretaria de Cultura de Goiás, dirigida por Kleber Adorno, e passou a acontecer no restaurante Centro de Tradições Goianas.

Em 2007, o projeto voltou a acontecer no Teatro do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Foram, somente em 2007, 52 apresentações que trouxeram para o palco do Ouro artistas como Gustavo Veiga, Mestre Arnaldo e Grupo Batixó, Juraíldes da Cruz, Marcelo Maia, Francisco Aafa e Felipe Valoz, Blues e Derivados, banda Technicolor, De volta ao samba, Dênio de Paula, grupo Vida Seca, Kucas Faria, grupo Panela de Pressão, Laércio Correntina e TomChris, entre outros.

O projeto Segunda Aberta volta em 2008, a partir do dia 7 de abril e se repetindo à cada segunda-feira. A proposta é a mesma do ano passado: um músico ou grupo local se apresenta num show que dura entre 60 a 90 minutos. Diferente de 2007, neste ano não haverá um músico iniciante abrindo a noite. Todos serão tratados por igual e terão suas noites, independentes de serem iniciantes ou não. O gênero musical também não interessa à produção do projeto. Todos terão tratamento idêntico. A única diferença é o horário: em 2007, os shows começavam às 19h30. Em 2008, as apresentações têm início sempre às 21h.


Filhos de Maria e Madalena

Texto por: Fernando Simplista
(Goiánia; 05 de junho de 2008)


Os Filhos de Maria e Madalena têm alguns meses de vida. Foi neste ano corrente que os seis irmãos se encontraram e se acorrentaram. Não, não é mais um daqueles casos de famílias destruídas e separadas pelas dificuldades da vida. A impressão que dá, é que o que falta em um encontra-se n'outro, assim desse jeito mesmo. Todos são filhos de Maria. Eis aí a explicação que lhes une.


As pessoas que já viram os Filhos de Maria e Madalena ao vivo pensam que tudo parece uma brincadeira. Na verdade é tudo muito sério. Por quê um toca o contra-baixo numa hora e de repente é o outro quem toca? Perguntam. Bem, os Filhos de Maria e Madalena já é uma troca por excelência. Dieguito é Lóke, Chello o professor, Brunêra é o paiêro, Gabiras é o lado esquerdo do cérebro, Fernandêra cinquistrêla é frito, e Adersêra é simplismente nosso ídolo.


Dieguito disse uma vez que, para ele, os Filhos de Maria e Madalena são uma coisa que ele não abre mão. Correto, penso que é igual pra todos. Nenhum de nós quer deixar de sentir emoção quando escutamos e tocamos no show a ''Farinha do Desejo'', que é de Wald e Redson, por exemplo. Nenhum quer deixar de tocar "Pretérito Imperfeito", que é uma música belíssima de Adersêra vinteestrêla. E o "Frito"? Todos gostamos. E a "Próxima Esquina", de Dieguito? Alguém quer deixar de tocar e ouvir? Acho que não. São por esses e outros infinitos motivos que não queremos que os "Filhos de Maria e Madalena" deixem de existir.


Tudo começa num compromisso de abrir o show do lendário Chucrobillyman. Era necessário fazer um som bacana e que agradasse e que entrasse no script da festa. Fomos ensaiar. O que tinha de pronto era só o que Dieguito e Fernandêra Cinquistrêla tinham ensaiado para o 'Festival Goiânia Canto de Ouro', que foi um sucesso, diga-se de passagem. Gabiras chega com seu set de percursão, Chello com seu baixo, Brunêra com o cajon, e daí por diante. Ensaiamos durante horas a fio, sem parar. A apresentação foi um sucesso e isso estimulou todos a se importarem mais com o que diz respeito à estrutura do grupo no aspecto instrumental e também às composições, o que cabia e o que não cabia e etc. Daí vieram outros ensaios e o nosso irmão Adersêra se juntou a nós, porque só faltava ele. A presença desse nosso irmão deu ainda mais equilíbrio ao group.


Os "Filhos de Maria e Madalena" continuam seguindo seu caminho, que não obstante é diferente d'outros caminhos mais habituais. A agenda do grupo, da banda, vem sendo marcada com freqüência ligeira, dando assim muito trabalho. As músicas do primeiro repertório sofreram roupagens novas, isso quer dizer arranjos novos etc. É, porque existe uma preocupação bastante viva nesse sentido no modo de trabalhar desse grupo, dessa banda. E o que está vindo por aí são músicas novas e muito lindas, cheias de cores diversas. Nesse novo repertório que será trabalhado, também traremos canções de nosso amigo Gabiras e também de nosso amigo Brunêra. A esperança que temos, é que cada vez mais façamos canções que sejam capazes de moverem, de mudarem posições irredutíveis, conceitos criados por uma meia-dúzia de cabeças, mostrar pro mundo inteiro que a dicotomia existe e que ninguém é normal. Essa dicotomia está presente na graça dos "Filhos de Maria e Madalena". Uns são filhos de Maria e outros de Madalena. O tido como certo e o tido como torto, desleal e traiçoeiro. Cada um tem um pouco disso e que ninguém se engane com o que quer que seja. Desconfie de tudo. Amém.


Serviço:

Evento: Projeto Segunda Aberta – Show com Filhos de Maria e Madalena

Data: 23 de Junho de 2008

Local: Teatro do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3, esq. c/ Rua 9, Setor Central)

Horário: 21h

Entrada: R$ 5,00 preço único

Telefone para informações: 3524-2540/2542 (Carlos Brandão, Marci ou Carol)

Telefone do artista da semana: 9615-6508 (Diego de Moraes)


www.goianiaouro.com.br

Um comentário:

Túlio Moreira disse...

parabéns, filhos de maria!

muito bonito o show!

espero contato de vocês para conversarmos sobre o projeto Rádio pra Assistir!

abraços!

Túlio.