sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Canto de Ouro no "O Popular"

Ontem o Goiânia Canto de Ouro retornou ótimo!


Quem foi: rola de ir hoje e amanhã, pois
a "arte contemporânea" é "in progress", ou seja, é mostrado o "processo"...rsrs

Então vamu lá nos 3 dias, tá?
- pra ver o "show" no sabadaço!

É nóis!

Ah! E ontem também saiu essa matéria sobre o Canto de Ouro aí no jornal O POPULAR
escrita por Ana Claudia Rocha:







Mistura de ritmos

MPB, rock e instrumental estão no repertório da sexta edição do Goiânia Canto de Ouro, com shows de Gustavo Veiga, Diego de Moraes, Horton Macedo e Gilberto Correia


Em sua sexta semana, o projeto Goiânia Canto de Ouro retorna hoje ao palco do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. A programação, que vai de hoje a sábado, terá shows dos cantores e instrumentistas Gustavo Veiga, Diego de Morais, Horton Macedo e Gilberto Correia. Criado com o objetivo de levar ao público a música produzida em Goiás, o encontro musical havia sido interrompido na semana do carnaval. O café do Goiânia Ouro terá apresentação da cantora Regina Jardim.

Cantor e compositor, Gustavo Veiga traz na carreira referências da cidade de Goiás. Começou cantando em casas noturnas de Goiânia e participando de festivais de música. Gravou o primeiro disco em 1982, que incluía a música De Dois, um hit que marcou a trajetória do músico. Anos depois outros sucessos como Outro Final e Sério Mistério se destacaram no segundo disco gravado.

Gustavo já se apresentou ao lado de nomes como Almir Sater, Tetê Espíndola, Elizeth Cardoso e Emílio Santiago. No disco Caravana, lançado em 2001, Gustavo canta coisas e pessoas de Goiás com roupagem acústica. O músico empresta suas composições aos principais artistas goianos. Ele está finalizando o CD Menino Metido a Valente, com músicas dele em parceria com Carlos Brandão.

Vida cigana

Outro artista que se apresenta no Canto de Ouro desta semana tem vários CDs gravados. Gilberto Correia ingressou na música em 1988 cantando em bares e logo tornou-se um representante da música popular feita em Goiás. Um dos maiores sucessos na voz do cantor, a música Vida Cigana (composição de Geraldo Espíndola) foi gravada em seu primeiro LP, Tô de Olho em Você, de 1988.

No segundo disco, Escancarado, gravado três anos depois, Gilberto emplacou o hit Nós Dois. Em 1993, gravou Nos Bares da Vida, com sucessos que são tocados nos bares de Goiânia. Em 1995, Gilberto, em parceria com Charles D’Artagnan, interpretou a música Kikiô no álbum Umbral. O primeiro CD, Cidade Vazia, foi gravado em 1998, mesclando músicas inéditas a regravações de trabalhos anteriores. Ainda naquele ano, lançou o CD Evoeh – mesmo nome da banda que integrava – com os músicos Luiz Augusto e Cristiano Silva.

Em 1999, o lançamento foi um trabalho conjunto, o disco Noites Goianas, que reuniu nomes como Maíra, João Marcelo, Cláudia Vieira e Odair José. Gilberto Correia gravou ainda o CD Canto pra Dizer do Amor que em Minhas Veias Pulsa a Bem Mais de Cem, em 2002. Atualmente, prepara novo trabalho, Do Amor e da Liberdade.

Também convidado para integrar o projeto, o instrumentista de sopro e compositor Horton Macedo toca sax soprano, sax tenor e flauta transversal. Tem parcerias com diversos músicos. Suas composições foram gravadas por Gilberto Correia, Pádua, Dú Oliveira, Flávio Dell’Izola, entre outros. Horton já tocou com Tetê e Alzira Espíndola, Almir Sater e Renato Teixeira. Quando passou temporada de dois anos morando na Bélgica, apresentou-se em casas de shows da Europa tocando música brasileira e jazz. Horton integra o grupo Café com Blues, na Bahia.

Em sua terceira apresentação no Canto de Ouro, Diego de Moraes é um dos principais representantes do rock independente goiano. O baterista Diego faz
uma ponte entre o estilo
mais clássico do rock e
outros ritmos como a MPB. Integrante da banda O Sindicato, com a qual lançou o CD Parte de Nós, Diego vê seu trabalho ser citado em programas de televisão e revistas especializadas em música. Ele gravou e lançou em 2007 o EP Reticências.

__________________________________________________________________________

Evento: Goiânia Canto de Ouro
Shows: Gustavo Veiga, Diego de Moraes, Horton Macedo e Gilberto Correia
Data: de hoje a sábado, às 21 horas
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3 esquina com Rua 9, Centro, telefone: 3524-2542)

Nenhum comentário: