terça-feira, 17 de março de 2015

Paulo Freire & Álvaro Vieira Pinto, MESTRES BRASILEIROS!



O Brasil precisa de mais PFs ("Prato Feito" & "Paulo Freire") e menos PMs...

Bizarro esse fascismo imbecilizante...
Sobrou ate pro Paulo Freire!
Legal esse recado da ONU,
reconhecendo o valor da "pedagogia da libertação" para o mundo:
http://www.brasilpost.com.br/2015/03/16/faixa-contra-paulo-freire_n_6877442.html?ncid=tweetlnkbrhpmg00000002

Na minha dissertação de mestrado em Historia estudei a obra do filosofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto, grande pensador anti-colonialista e uma das influencias fundamentais do pensamento de Paulo Freire, que o chamava de “mestre brasileiro”.
Os dois foram exilados no Chile, devido ao ódio de classe da Ditadura Militar.
Vieira Pinto depois amargaria a dor do ostracismo acadêmico e da derrota politica. Ele fez uma analise ontológica da consciência nacional e refletiu sobre  a luta da “Consciência Ingenua” com a “Consciência Critica” no inicio dos anos 60.
Estou relembrando vários pontos discutidos em minha pesquisa, sobre o pre-64, ao ver tanta exacerbação da idiotice atualmente.
Muito do ódio autoritário da “Consciência Ingenua” fascista (em oposição a “Consciência Critica”, aberta ao dialogo) tem se exacerbando atualmente, como no período anterior ao Golpe Militar.
 Minha dissertação, orientada pelo professor João Alberto​, esta disponível para leitura:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/3000/5/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20FINAL_Diego.pdf

Como disse o Marx:
“A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”.

E cantou o Cazuza:
“Eu vejo o futuro repetir o passado. Eu vejo um museu de grandes novidades”...

Nenhum comentário: