Prezados(as) Colegas,
Entre os dias 08 e 11 de maio de 2018, vai ocorrer o XII Encontro Regional da ANPUH-Goiás "Conflitos na História: perspectiva historiográficas e praticas docentes". Neste evento, eu (Diego de Moraes Campos) e o colega historiador Eduardo Vasconcelos estaremos coordenando o ST 2 - Historiografia Social Brasileira (ver detalhamento abaixo). Desde já convidados todos(as) interessados(as) em participar do evento enviando sua proposta de comunicação para o ST 2.
Maiores detalhes e todas as instruções para submissão de trabalhos, consultar o site da ANPUH: http://www.sih.ueg.br/
Abraço.
Diego de Moraes Campos
****************************** ****************************** *****************
ST 2: Historiografia e Pensamento Social Brasileiro
Proponentes:
Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos (Professor da UEG, Câmpus Quirinópolis; Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz/RJ; Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS).
e-mail: eduardo.vasconcelos@ue g.br
Diego de Moraes Campos (Professor do IFG, Câmpus Itumbiara; Mestre em História pela UFG; Doutorando em História Social pelo PPGHIS da UFRJ).
Ementa: Historiografia brasileira. Pensamento social brasileiro. Teoria da História no Brasil. História dos intelectuais brasileiros. Cultura brasileira. História, Ciência & Historiografia.
Justificativa:
Como explicar o Brasil? Movidos por essa simples mais complexa pergunta, deste a segunda metade do século XIX, os estudos e as pesquisas de intelectuais e de diferentes instituições, dentro e fora do Brasil, buscam solucionar esse enigma. Pensar e problematizar a produção historiográfica e sua fortuna crítica considerando desde os debates já clássicos do chamado “pensamento social brasileiro” até produções historiográficas contemporâneas sobre política, economia e cultura que perpassam a História do Brasil. Nesse sentido, com o objetivo de reunir professores e pesquisadores que investiguem a produção do conhecimento histórico no (e sobre o) Brasil, o Simpósio busca ampliar as possibilidades de diálogos intelectuais entre as diversas narrativas históricas que envolvam questões desse amplo campo investigativo entendido pelas noções de “pensamento social brasileiro” e “historiografia brasileira”. O Simpósio está aberto a propostas que envolvam temas e disputas da historiografia dedicada a pensar o Brasil como: história dos intelectuais brasileiros, história política brasileira, história econômica do Brasil e história da cultura brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário